sexta-feira, 21 de junho de 2013

Conclusão

    A África é o continente mais pobre do mundo. O avanço de epidemias e o agravamento da miséria levam esta região quase ao caos total. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento como é o caso da África do Sul, que possui sozinha, 1/5 do PIB de toda a África. As taxas de mortalidade infantil são as maiores do mundo.
As doenças mais comuns na África são:
SARAMPO – O infectologista diz que o ideal é vacinar-se com duas de antecedência da data de embarque, para que a vacina tenha o efeito. “Assim, diminui-se o risco de que no retorno, o torcedor traga a doença para o Brasil”. A vacina disponível atualmente é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e deve ser feita para quem não se imunizou na vida adulta.
GRIPE – “O período entre abril e setembro é o de maior incidência de gripe no Continente Africano. Como os jogos acontecerão em junho, é interessante que duas semanas antes da viagem, o turista brasileiro tome a vacina trivalente, que imuniza não só contra a gripe sazonal ou comum, mas também contra a H1N1″ e principalmente a AIDS que tem dizimado muitas vidas naquela região.


Fonte: Internet

Introduçao

    Sabemos que mais da metade da população da África do Sul convivem com a pobreza, onde que o numero de pessoas com desnutrição aumenta cada dia mais e o pior de tudo é que a África está dentro de um dos países que mais sofre com os problemas sociais. Segundo alguns pesquisadores a África possui mais de 20% de crianças com problemas de infecções respiratórias, sendo que mais de 50% dos casos é causado devido o número muito altos de poluição, além disso, mais de 30% das crianças com menos de 5 anos de idade sofre de desnutrição que leva a morte.

Desenvolvimento

História de colonização :

  A história da colonização da África encontra-se documentada desde que os fenícios começaram a estabelecer colonias na costa africana do Mediterrâneo, por volta do século X a.C. Seguiram-se os gregos a partir do século VIII a.C., os romanos no século II a.C., os vândalos, que tomaram algumas colonias romanas já no século V da nossa era, seguidos pelo império bizantino, no século seguinte, os árabes, no século VII e, finalmente, os estados modernos da Europa, a partir do século XIV.


Guerrilhas/ Conflitos civis :

  Quando fala de conflitos no país da áfrica não é de se estranhar, pois o continente africano possui um número muito alto de conflitos que vem atingindo desde o século XIX, no qual muitas pessoas e crianças morreram entre esses conflitos e guerras civis. Em 2011 ouve uma crise muito grande de fome, miséria, seca e também os conflitos, e em 2012 os conflitos em áfrica continuam, onde que um dos pais mais afetado é Guiné Bissau,Nigéria, Sudão do sul e principalmente Somália que é o país mais atingido pelo os conflitos.
  Os conflitos nos países da África já são de muito tempo, porém nesse ano de 2012 a áfrica ainda não teve sossego com as crises e conflitos desde o inicio de março de 2012, onde que um dos principais conflitos que a áfrica enfrentam são:
Guerras civis que teve início em 1991 que atinge principalmente Somália, violência política que atinge o país Guiné Bissau, ataques e assassinatos de políticos que ocorrem principalmente em Nigéria, além disso, existem os conflitos éticos e culturais que são um dos principais conflitos que acontece em Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo, Somália e Ruanda.


Tráfico de diamantes :

  O contrabando de diamantes é o combustível de uma guerra civil que desde 1992 já matou milhares de pessoas e obrigou meio milhão de leoneses a abandonar o país.
Com o fim da Guerra Fria, o comércio ilegal de diamantes se tornou, em meados dos anos 90, uma grande fonte de recursos para Exércitos e guerrilhas numa área de guerras endêmicas da África ocidental, em países como Congo, Angola, Libéria e Serra Leoa. “Ninguém pode guerrear sem dinheiro, e diamantes aqui representam dinheiro”, resume o comprador Willy Kingombe Idi. De fato, naquela parte da África, o contrabando de diamantes vem exercendo um papel que em outras áreas de conflitos, como na América Latina e Ásia, costuma ser dominado pelo narcotráfico. Pesquisadores independentes, como a jornalista britânica Christine Gordon, acreditam que esse tráfico na África ocidental responde por 10% e 15% do total do comércio mundial de diamantes, que somente no ano passado movimentou nada menos que US$ 5 bilhões.
  A FRU controla hoje a maior parte das minas de diamantes localizadas na região Leste de Serra Leoa, obtendo lucros de milhões de dólares com a exportação ilegal, principalmente para a vizinha Libéria, liderada pelo ex-rebelde e atual presidente, Charles Taylor. Aliás, o crescimento da FRU coincide com a ascensão de Taylor na Libéria, eleito em 1997. 


Epidemia da AIDS :

    A áfrica é um país mais afetado pela a epidemia de AIDS dos últimos anos, no qual morrem todos os anos milhares de crianças e adultos por causa da epidemia que afeta não só na África, mais sim em muitos outros países.
A África além de serem afetados por inúmeros problemas, como a fome, conflitos, pobreza também passa por uma crise de AIDS que teve inicio dos anos 80, onde que a doença atinge todas as classes sociais e já matou mais de 20 milhões de pessoas em varias regiões da África do sul.
  A AIDS que atinge milhares de pessoas na África é adquirida através de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue e entre outros métodos, sendo que na África a cada 6 pessoas que morre uma delas é decorrência da AIDS.
Cerca de 20% da população da África incluindo jovens e adultos encontra se infectado com a doença que ainda não tem cura, porém a epidemia não é um dos casso mais graves na África.


Índice de desenvolvimento humano :

    - 5 melhores : Seicheles, Maurícia, Tunísia , Cabo Verde, Argélia.
    -  5 piores :  Tago, Malawi, Costa do Marfim, Zâmbia, Benim.


capa..

                            Trabalho de geografia



  • Nome: Wallyson Martins Alves
  • N°: 42